quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Organelas relacionadas com oxidações biologicas de mitocôndrias.

Muitas das atividades celulares, com a síntese protéica, contração celular, tranporte ativos de íons pela menbrana, movimento de estruturas intracelulares e outras, necessitam de energia para que possam serem realizadas.
Na maioria das celulas, essa energia é produzida por reações oxidativas em uma organela chamada mitocôdria, que converte a energia contida nas ligações químicas estaveis dos alimentos em ATP, com ligações de fosfatos de alta energia facilmente utilizavéis.
As mitocôdrias são organelas relativamente grandes, medindo ,05 a 1um de diâmetro e com a forma variando de ovalada a forma de bastão. neste ultimo caso, o comprimento pode medir até 10um. seu número varia de celula para celula.
Ao microspio eletronico, cada mitocôdria esta constituída de uma membrana externa liza e um membrana interna exibindo dobras ou invaginações em forma de prateleiras chamadas de cristas. o espaço entre as duas menbranas é denominada espaço intra menbranoso e o espaço central delimitado mela menbrana interna de espaço da matriz mitocondrial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário