segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A fibromialgia é uma síndrome de caráter e etiologia desconhecida, caracterizada por dor musculoesquelética que afeta varias áreas do corpo, sendo mais comum em mulheres do que em homens, surgindo mais freqüentemente entre os 40 e 55 anos de idade (SANTOS et al, 2006).

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, atualmente, estima-se que sofram de Fibromialgia entre 2 a 8% da população adulta. Alguns estudos demonstram que certos sintomas como dores musculares generalizadas e pontos dolorosos específicos estão presentes em pessoas com a síndrome e que não são comuns em pessoas sadias e com outros tipos de doenças reumáticas (WEIDEBACH, 2002).

É considerada uma síndrome, a fibromialgia, porque abrange um conjunto de sinais e sintomas que podem ocorrer simultaneamente em diferentes doenças. Todavia é frequentemente confundida e pouco entendida já que vários dos seus sintomas podem ser encontrados em outras doenças (KNOPLIC, 2006).

O nome Fibromialgia significa dores nos músculos e tecidos conectivos fibrosos (ligamentos e tendões), afeta principalmente músculos e seus locais de inserção nos ossos. Embora se manifeste como uma doença articular, não é inflamatória (artrite) e não causa deformidades nas articulações (MARQUES et al., 2006).

Diferentes fatores, isolados ou combinados podem causar a Fibromialgia, como por exemplo, alguns tipos de estresses como doenças, traumas emocionais ou físicos, mudanças hormonais, podem gerar dores ou fadiga generalizadas que não melhoram com o descanso (KNOPLIC, 2006).

A queixa principal é relacionada com as dores musculares, porém existem várias outras queixas como, fadiga e distúrbio no sono, mudanças no humor, dormência em vários locais no corpo, cefaléias, mioclonias, apnéias, dentre outras (KNOPLIC, 2006).

A Fibromialgia não apresenta alterações laboratoriais, assim, seu diagnóstico depende principalmente das queixas ou sensações que o paciente relata. Tem sido definida através de estudos que estabeleceram regras para o seu diagnóstico (MARQUES et al., 2006).

As áreas doloridas na Síndrome da Fibromialgia são similares em localização às áreas de outros tipos comuns de dores ósseas e musculares como cotovelo de tenista ou bursite trocanteriana. Os pontos tendem a estar presentes em ambos os lados e em diferentes locais (KNOPLIC, 2006).

Os locais dolorosos são, occipital (inserção do músculo occipital), Cervical baixa (face anterior no espaço intertransverso de C5-C7), Trapézio (ponto médio da borda superior)

Nenhum comentário:

Postar um comentário