segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A patologia pode ser definida como:
PATOLOGIA:
Patologia (derivado do grego pathos, sofrimento, doença, e logia, ciência, estudo) é o estudo das doenças em geral sob aspectos determinados. Ela envolve tanto a ciência básica quanto a prática clínica, e é devotada ao estudo das alterações estruturais e funcionais das células, dos tecidos e dos órgãos que estão ou podem estar sujeitos a doenças.

Tradicionalmente, o estudo da patologia é dividido em:

Patologia geral
Está envolvida com as reações básicas das células e tecidos a estímulos anormais provocados pelas doenças.

Patologia especial
Examina as respostas específicas de órgãos especializados e tecidos a estímulos mais ou menos bem definidos.

O patologista pode ser também o cirurgião dentista especializado em patologia bucal.


Todas as doeças têm causa (os causas) que age por determinados mecanismos, os quais produzem alterações morfológicas e/ou moleculares nos tecidos, que resultam em alterações funcionais do organismo ou parte dele, produzindo subjetivas(sintomas) o objetivas(sinais).

PATOLOGIA CLÍNICA:
Patologia clínica ou medicina laboratorial é uma especialidade médica que tem por objetivo auxiliar os Médicos de diversas especialidades no diagnóstico e acompanhamento clínico de estados de saúde e doença, através da análise de sangue, urina, fezes e outros fluidos orgânicos (como líquor, líquido sinovial, líquido ascítico, fluido seminal, etc).

No Brasil a especialidade é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) com o nome de "Patologia Clínica/Medicina Laboratorial"[2][3]. Deve ser diferenciada de patologia cirúrgica ou anatomia patológica, especialidade que tem por objeto de análise os tecidos sólidos do corpo humano, geralmente obtidos por meio de biópsia.



!

Nenhum comentário:

Postar um comentário